ULTIMAS NOTICIAS

SBT mantém aposta no entretenimento digital e lança série “Refollow”, com linguagem ágil e conteúdo multiplataforma

Refollow estreia nesta terça-feira, 16 de setembro (Créditos: Rogério Pallatta/SBT)

O SBT dá mais um passo no universo do entretenimento digital com a estreia de "Refollow", série original da TV ZYN, que chega ao ar nesta terça-feira, 16 de setembro, às 18h30, no YouTube. Voltada ao público jovem, a produção rompe com os padrões tradicionais da teledramaturgia ao investir em uma proposta estética inovadora, episódios curtos e uma distribuição multiplataforma, com conteúdos pensados tanto para o formato horizontal quanto vertical, reforçando a conexão com a nova geração de espectadores.

Leia também...Confira a Programação Semanal do SBT de 15/09/25 a 21/09/25

Com direção-geral de Rica Mantoanelli, direção de cena de Renato Simões e Gustavo Melchior e roteiro assinado por Andreza Porto, Gustavo Braga e Luis Felipe Pereira Santos, do Núcleo Iris Abravanel, "Refollow" acompanha a trajetória de seis amigos inseridos em um reality fictício. Ao longo dos episódios, eles enfrentam dilemas típicos da adolescência, como relações de amizade, descobertas amorosas, decisões sobre o futuro e conflitos emocionais.

A série será exibida duas vezes por semana, às terças e quintas-feiras, em um total de oito episódios. O diferencial está na linguagem acessível, no ritmo ágil e nas reviravoltas diretas e objetivas, características que se alinham às novas formas de consumo virtual. A narrativa foi construída para atingir diversas telas, com estrutura também pensada para aparelhos móveis e consumo sob demanda, tendência consolidada na vertical.

O SBT lidera entre as emissoras brasileiras em número de seguidores nas redes digitais, reafirmando sua aposta no formato multiplataforma, conectado às dinâmicas do mundo real.

O elenco principal é composto por nomes de destaque, já conhecidos pelo público e com forte presença nas redes sociais. Cinthia Cruz, Davi Campolongo, Gianlucca Mauad, Giovanna Chaves, Gui Vieira e Vivi Lucas, todos já atuaram em produções do SBT e agora retornam em uma trama que brinca com a autorreferência, afinal, na websérie, interpretam personagens que também fizeram parte da teledramaturgia do canal. Um detalhe curioso é que Gui Vieira e Cinthia Cruz já participaram de reality shows na vida real, o que traz ainda mais camadas de identificação com seus papéis.

Além dos episódios no YouTube da TV ZYN, as pessoas poderão acompanhar conteúdos extras e interativos no [instagram.com/tvzyn]Instagram @tvzyn, ampliando a experiência da série.


CURIOSIDADES E BASTIDORES

Gravada em um estúdio com cenário 360° e pé direito alto, a idealização do projeto arquitetônico visa melhorar a experiência mobile. Sem a existência de boca de cena, os operadores de câmera circulavam livremente, capturando com riqueza de detalhes os movimentos, gestos e expressões dos personagens. Essa abordagem cria maior dinamismo e intensifica a imersão do público na história.

Entre os pontos técnicos, destacam-se a iluminação suspensa e o uso predominante de microfones de lapela, o que representou uma ruptura em relação à iluminação frontal e ao uso tradicional do microfone boom na teledramaturgia. Ao contrário das novelas convencionais, nas quais o boom é utilizado para captar principalmente a voz dos atores, nesta produção ele esteve presente quase exclusivamente nos ensaios, sendo usado apenas para captar som ambiente durante as gravações. A captação principal das falas ficou a cargo das lapelas, que acompanharam os atores em cena. Outro diferencial foi o método de gravação: em vez de gravar as cenas fora de ordem, como é comum, a produção foi realizada de forma sequencial, seguindo a ordem do roteiro.

Os atores também tiveram liberdade criativa para desenvolver o figurino, a caracterização dos seus personagens, bem como os depoimentos da ficção, exclusivos no Instagram. A trilha sonora inclui músicas autorais inspiradas nos anos 2000, enquanto um dos clipes presta homenagem à clássica série Friends, ao retratar os amigos reunidos no sofá em frente a um chafariz.

SOBRE "REFOLLOW":

Na trama, seis jovens que se conheceram atuando em novelas do SBT seguiram caminhos diferentes, mas são surpreendidos ao serem convidados para participar do “Refollow Brasil”, um reality show onde precisam conviver em uma república e disputar seguidores em tempo real.

Entre romances mal resolvidos, inseguranças pessoais e crises familiares, cada um enfrenta dilemas que podem colocar em risco a amizade do grupo: Bianca ainda carrega mágoas de Luan, seu ex, enquanto mantém um relacionamento com Bruno, que, por sua vez, se aproxima cada vez mais de Giulia; Diego sonha em mostrar seu talento artístico, mas se isola; e Camila, extrovertida e carente de validação, tenta manter o grupo unido.

O reality surge como uma grande chance para que cada um conquiste seus objetivos, seja fama, amor, reconhecimento ou independência. Os participantes convivem sob o mesmo teto durante o jogo. A trama explora os desafios dessa convivência intensa. As polêmicas e provas impostas pelo programa colocam em xeque a confiança entre eles, ameaçando expor segredos e fragilidades.

O prêmio, que pode chegar a R$ 1 milhão para quem acumular mais seguidores durante o reality, torna-se combustível para rivalidades, levantando a questão central: até onde eles estão dispostos a ir para vencer?

SOBRE A TV ZYN

Criada em 2020, a TV ZYN é a vertical de conteúdo digital do SBT voltada ao público infantojuvenil, oferecendo vídeos exclusivos, entrevistas e bastidores. O canal já acumula mais de 7 milhões de inscritos e quase 5 bilhões de visualizações. Em agosto de 2025, foi o canal com maior número de visualizações no YouTube do SBT, somando mais de 80 milhões acessos no mês. *

*Fonte: Youtube Analytics, Meta Business Suite - Hub SBT - Agosto vs Julho/2025 e acumulado até Agosto/2025.

Nenhum comentário